A brincadeira e o ato de brincar estão diretamente ligados aos processos de aprendizagens das crianças, pois nestes momentos elas reinterpretam o mundo a sua volta e suas vivências abrindo assim lugar para a invenção de novos significados aos saberes já construídos. Nesta troca com o brincar a criança vai estabelecendo novas formas de construir e reconstruir suas relações com o outro e com novos saberes.
Não é só de quadro verde e caderno que se constrói o saber e sim nas diferentes formas de aprender dentro e fora do ambiente escolar, como diz o aluno Daniel: “Gosto de escrever, mas brincando também se aprende a contar como no jogo da tartaruga.” E a aluna Manuella: “Nossa aprendemos muito hoje sem usar a nossa sala! Dá pra aprender até na sala de ballet! Que legal!”, referindo-se a aula de Ciências e Artes realizada na sala de dança sobre esquema corporal, autoestima e a construção do seu autorretrato.
Alguns momentos de brincadeiras, jogos e interações entre os alunos do 1º Ano C.
Professora Gislaine Costa Schaak
Download das fotos aqui