Ensino Fundamental Anos Iniciais - Escola Fátima

Ensino Fundamental Anos Iniciais

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a aprendizagem é pautada nos princípios éticos, solidários, humanos, criativos, reflexivos e investigativos.

Com o uso de metodologias criativas e inovadoras, incentivamos a busca constante de conhecimentos.  Nos Anos Iniciais se dá a continuidade aos processos desenvolvidos na Educação Infantil, aprimorando o letramento, numeramento e leituras do espaço e do tempo.  Nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, está em sintonia com a percepção de mundo em que estão inseridos. Permitindo que os educandos elaborem as ferramentas necessárias para a edificação de saberes indispensáveis ao futuro, baseados no interesse e necessidade dos alunos.

O desenvolvimento e a construção do conhecimento dos educandos e suas realizações, asseguram o aprimoramento de competências, habilidades e valores ampliando os conceitos de todos os envolvidos no segmento educativo e garantindo gradativamente a apropriação da independência e autonomia.  Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados na Escola Fátima, estimulam tais interações, favorecendo ações coletivas, em que os alunos tornem-se protagonistas de suas aprendizagens, apropriando-se e reelaborando o conhecimento em função de suas experiências.

Criar, inovar, vivenciar, inventar e construir são ferramentas indispensáveis em nosso processo metodológico. Para a concretização deste trabalho, realizamos diversos projetos interdisciplinares que contribuem para a exploração dos conteúdos de cada ano. O trabalho pedagógico de sala de aula é enriquecido com diversas aprendizagens, além disso, sensibilidade para perceber, disponibilidade para servir, simplicidade e humildade. Estes valores formam o núcleo do carisma e do espírito da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e fundamentam nossa proposta pedagógica.