Ensino Fundamental Anos Finais - Escola Fátima

Ensino Fundamental Anos Finais

Nos Anos Finais trabalhamos com o pensamento hipotético, desenvolvemos nosso trabalho auxiliando, estimulando nossos educandos a estabelecerem relações com seus conhecimentos prévios, construindo significados para suas aprendizagens. Nesta etapa do Ensino Fundamental eles necessitam conhecer diferentes gêneros literários e ser encantados pela literatura. A escrita criativa e correta depende da leitura, que terá o papel fundamental de desenvolver a criatividade, os princípios éticos, solidários, humanos, reflexivos e investigativos, que contribuirão para a leitura de mundo.

Os conteúdos são desenvolvidos sempre a partir de uma problematização e cada conceito construído estará relacionado com eventos contextuais dos Educandos. As aplicabilidades de conceitos matemáticos permitirão a análise de dados reais. A partir da realidade apresentada os números irão oportunizar leituras de desigualdades sociais, exploração do ser humano e relações com o ambiente.  Nossa prática metodológica está   estruturada por uma organização curricular fundamentada no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e Espiritualidade.

A integração da tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem na Escola Fátima é essencial para preparar nossos educandos para os desafios do século XXI. Utilizamos ferramentas digitais para criar ambientes de aprendizagem interativos e dinâmicos, promovendo o engajamento e a autonomia dos educandos. Plataformas online permitem o acesso a uma ampla variedade de recursos educativos, que complementam o currículo e facilitam a personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a tecnologia fomenta a colaboração entre os estudantes através de projetos em grupo e atividades interdisciplinares, desenvolvendo habilidades essenciais como a comunicação, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Com o uso consciente e ético das tecnologias, buscamos enriquecer o processo educativo e formar cidadãos capazes de atuar de maneira eficaz e responsável no mundo digital.