Quem somos - Escola Fátima

História

A Escola Nossa Senhora de Fátima, dirigida pelas Irmãzinhas da Imaculada Conceição, foi fundada em 1952, surgindo na simplicidade de uma obra inspirada por Santa Paulina que tinha como objetivo uma ação missionária de educação cristã. Ao completar 71 anos de atividades educacionais em Sapucaia do Sul, em 2023, a Escola Fátima conta um grupo de colaboradores formado por Professores, Estagiárias, Monitores, Coordenadores Pedagógicos, Orientadoras Educacionais, Educadora Especial, Coordenação Administrativa, Secretaria, Pastoral, Recepção, Serviços de Limpeza e Manutenção, Direção e a presença fundamental das Irmãs diariamente na Escola.
A Rede Santa Paulina tem como lema: “Educação, serviço à vida” e emprega todos os esforços para melhorar, constantemente, a qualidade de ensino, cultivando valores humanos e cristãos que contribuem na formação da cidadania e na qualidade de vida de cada pessoa que convive conosco.
O trabalho educativo da Escola tem princípios básicos como: respeito, conscientização, leitura crítica da realidade, compromisso, educação para a política, integrando fé e ciência, em vista do bem comum.

Quem Somos

A Escola Fátima faz parte de uma rede de ensino chamada Rede Santa Paulina de Educação. Santa Paulina, primeira santa do Brasil, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que é a mantenedora das escolas da rede. As Irmãzinhas da Imaculada Conceição fazem parte de uma família religiosa com ideais comuns, que procura seguir os passos de Jesus Cristo, aberta à Igreja e ao mundo. Que busca colaborar na realização do Reino de Deus, da maneira de Santa Paulina; que se compromete com os apelos e desafios da realidade; que procura ser uma presença profética inserida nas lutas em defesa e promoção da vida; que tem um coração sensível e solidário capaz de acolher e alimentar a esperança no Deus de Jesus Cristo.

Santa Paulina dizia: “os colégios são parte das mais importantes dos trabalhos da Congregação”, pois neles educa-se evangelizando e evangeliza-se educando, em uma construção baseada no diálogo, na partilha e na doação. Em nosso lema, “Educação, serviço à vida”, buscamos construir essa evangelização.

Hino

Nossa Senhora de Fátima
És dos meus sonhos a própria luz
Para um futuro de glórias