A Escola Fátima possui um compromisso pedagógico com os processos de iniciação científica em todas as turmas de Ensino Médio. Isso ocorre por meio da disciplina de Metodologia Científica, presente no currículo escolar como suporte à construção de pesquisas acadêmico-científicas por parte dos alunos.
Nesta terça-feira, 3 de março, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio vivenciaram uma oficina prática acerca de uma das etapas do método científico: A produção de Mapas Conceituais. O Mapa Conceitual é uma estratégia de investigação e aprendizagem, onde se organizam todas as informações referentes a uma pesquisa por meio de uma representação gráfica. A partir de uma “palavra núcleo”, são distribuídas linhas que conectam-na a outras palavras, contendo um verbo entre as extremidades.
Durante a aula, a turma 301 foi desafiada a produzir um Mapa Conceitual que teve a palavra CIÊNCIA como núcleo. Para que esta tarefa fosse participativa e lúdica, o Mapa foi construído com fios de novelo de lã e cartazes colados no chão do pátio da Escola. Além de criar as ligações da palavra núcleo, os estudantes tiveram que dialogar e negociar entre si, para que o Mapa tivesse uma organização objetiva e clara. Com o término da oficina, a turma avaliou de forma positiva a tarefa e percebeu a complexidade que envolve a produção de Mapas Conceituais e a sua importância no processo de iniciação científica.
Rafael BarrosProfessor de Metodologia Científica
{jcomments on}