No decorrer deste segundo semestre, os alunos da turma 301 iniciaram um projeto conceitual que culminou com uma pintura muralista na escola. A partir de assuntos que envolvem a “Violência contra a mulher”, entre outros apelos sociais, a turma fez uma reflexão do tema norteador nas aulas de ensino religioso, orientadas pelo professor Rafael e, assim, criaram um observatório. O qual posteriormente foi ilustrado nas aulas de arte com a professora Yur Andiára .
O projeto teve etapas distintas, como: reflexão, criação de observatório, ilustração, composição das ideias num só contexto pictórico e pintura de um grande mural na parede interna da escola. A pintura, feita com tintas PVA, ilustra imagens que descrevem toda esta situação de violência mesclada à suavidade de uma moldura em flores (também pintada).
Quanto aos aspectos informais, creio que houve um exercício de sensibilização, trabalho em conjunto e desenvolvimento de técnicas de pintura muralista. No 3º trimestre a parede foi ganhando elementos fundamentais para uma reflexão na comunidade escolar, como demonstra as imagens.