Metodologia OPEE - Escola Fátima
Acesse o Portal CIIC

Metodologia OPEE: Projetos de Vida, Para a Vida, Com Vida

Em um mundo em constante e rápida transformação, nosso compromisso vai além da excelência acadêmica. Acreditamos que o sucesso duradouro se constrói a partir do autoconhecimento e da capacidade de fazer escolhas conscientes.

É por isso que adotamos a Metodologia OPEE (do psicoterapeuta Leo Fraiman), pioneira e consolidada no Brasil, para trabalhar o Projeto de Vida e a Atitude Empreendedora de nossos educandos, desde a Educação Infantil até os Anos Finais.

Um programa completo que integração, no desenvolvimento de pilares essenciais para a formação de cidadãos plenos e atuantes:

Autoconhecimento e Inteligência Emocional: Ajudamos os educandos a entenderem suas aptidões, interesses e valores, a exercitarem o autocontrole e a aprimorarem suas habilidades socioemocionais (como empatia, resiliência e ética).

Educação Financeira e Sustentabilidade: Trabalhamos conceitos de finanças com foco em escolhas conscientes, ensinando a diferenciar desejo de necessidade e a prática do consumo sustentável.

Escolhas Profissionais e Atitude Empreendedora: Incentivamos o educando a construir um “Projeto de Vida “, onde a escolha da carreira e o trabalho têm um significado que vai além do lucro, gerando valor para si e para a sociedade. Isso envolve a proatividade, a busca por soluções e o desenvolvimento de um caráter ético.

Métodos de Estudo: Principalmente no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais a OPEE auxilia o educando a desenvolver o foco, a organização e a disciplina necessários para a concentração e o sucesso na aprendizagem.

A OPEE oferece ferramentas para que os pais possam acompanhar e participar ativamente da construção do projeto de vida de seus filhos.

Nosso objetivo é garantir que cada aluno saia da escola não apenas com um currículo de excelência, mas com brilho nos olhos e a confiança necessária para transformar seus sonhos em realidade, tornando-se a melhor versão de si mesmo para o mundo.