Segue a descrição oficial do evento:
A abertura do Encontro, realizada pela Coordenadora do Conselho Estadual da ANEC no Rio Grande do Sul, Ir. Cláudia Chesini, contou com a presença do Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Deputado Miki Breier. Nesta ocasião foi renovada a parceria entre a ANEC e a CCDH na realização do Projeto Curta na Educação, cuja Edição 2013 será Curta Juventude na Educação.
No período da manhã foi realizado o Painel Fraternidade e Juventude que, seguindo a metodologia do Texto-Base da Campanha da Fraternidade, procurou trazer presente a realidade das juventudes, lançar um olhar reflexivo sobre este cenário e propor algumas indicações para ações transformadoras. Este processo foi conduzido por assessores, de diferentes áreas, que enriqueceram os trabalhos com suas contribuições, evidenciando, para todos, a complexidade e a importância desta temática.
No período da tarde os participantes integraram grupos de trabalhos específicos, voltados para os diferentes níveis de ensino, com a tarefa de construir propostas para mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino, na reflexão e ação voltadas para a temática da juventude, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania, em consonância com a Edição 2013 do Projeto Curta Juventude na Educação. Particular atenção foi dada à questão pastoral nos ambientes escolar e universitário.
O resultado dos trabalhos em grupo, bem como as apresentações feitas pelos assessores, serão disponibilizados na página do Curta Juventude na Educação no facebook. Todos estão convidados a conhecer e apoiar esta iniciativa conjunta da ANEC e da CCDH da Assembleia Legislativa do RS, participando das atividades que serão propostas e divulgadas através das redes sociais e, oportunamente, de espaço apropriado.
Destacamos o apoio e a colaboração do Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Regional SUl 3, através da Equipe do “Eaí? Tchê”, que não mediu esforços para participar ativamente na realização do Encontro. É um indicativo da importância da articulação, da comunicação e da formação para mobilizar os diferentes atores no cenário da educação, particularmente a juventude, na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Prof. Edson Biondo Júnior
Professor de Música