Educação Infantil
REFORMA EDUCAÇÃO INFANTIL 2022
Na Educação Infantil da Escola Nossa Senhora de Fátima, em consonância com a BNCC, compreendemos a indissociável relação entre o educar e o cuidar. Dessa forma, as interações e as brincadeiras, eixos estruturantes de nossa prática pedagógica, têm como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se — em plena coerência com a estrutura do PCG da Educação Básica da Rede Santa Paulina.
A sequência didática constitui uma das formas organizativas do trabalho educativo na Educação Infantil, sempre contextualizada e integrada ao projeto pedagógico da instituição. Essa prática acontece tanto na sala de aula quanto em outros espaços de exploração e vivência, favorecendo situações pedagógicas e experiências significativas de aprendizagem. Segundo Zabala (1998), a sequência deve ser composta por propostas que partam da problematização da realidade, possibilitando identificar os conhecimentos prévios das crianças em relação aos novos saberes. Envolve, portanto, a escuta ativa e a observação atenta das interações, interesses, necessidades, desenvolvimento e aprendizagens das crianças.
A organização da prática educativa implica no planejamento e estruturação dos tempos e espaços. A rotina pedagógica e os ambientes de aprendizagem estão diretamente relacionados à forma como as interações se estabelecem, revelando o nível de autonomia das crianças na escolha dos materiais e nas relações que constroem entre si e com os adultos de referência (família e escola).
A metodologia de projetos reconhece a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem, permitindo que ela se desenvolva a partir de suas curiosidades e necessidades. Essa proposta pedagógica considera todas as dimensões da criança — corporal, cognitiva, afetiva-emocional e espiritual. São as percepções, emoções, prazeres, curiosidades e intuições que dão forma aos projetos e transformam o trabalho pedagógico em um constante processo de aprendizagem significativa.
A Escola Nossa Senhora de Fátima, fiel à missão educativa da Rede Santa Paulina, reafirma seu compromisso com uma educação integral, humana e evangelizadora, que valoriza a singularidade de cada criança e promove o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Inspirados pelos princípios de Santa Paulina, acreditamos que educar é um ato de amor e esperança, que se concretiza nas pequenas ações cotidianas e no olhar atento às descobertas de cada criança.
