Ensino Fundamental Anos Iniciais
No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a aprendizagem é pautada nos princípios éticos, solidários, humanos, criativos, reflexivos e investigativos.
Nos Anos Iniciais se dá a continuidade aos processos desenvolvidos na Educação Infantil, aprimorando o letramento, numeramento e leituras do espaço e do tempo. Nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do raciocínio lógico, está em sintonia com a percepção de mundo em que estão inseridos. Permitindo que os estudantes elaborem as ferramentas necessárias para a edificação de saberes indispensáveis ao futuro, baseados no interesse e necessidade dos estudantes.
No Ensino Fundamental a metodologia sociointeracionista, inspirada nos estudos de Vygotsky, é um dos pilares fundamentais para a construção de práticas pedagógicas que valorizam a interação, a mediação e o protagonismo dos estudantes. Ao reconhecer que o conhecimento é construído socialmente, essa abordagem promove ambientes de aprendizagem colaborativos, nos quais o diálogo, a troca de experiências e a resolução conjunta de problemas são elementos centrais do processo educativo.
Nos Anos Iniciais, essa perspectiva é essencial para fomentar entre os estudantes a busca constante por conhecimento, novos desafios e a construção ativa de seu fazer pedagógico. Através da mediação do professor e da interação com os pares, os estudantes desenvolvem competências cognitivas, sociais e emocionais, ampliando sua capacidade de refletir, argumentar e transformar a realidade em que estão inseridos.
Na Escola Fátima temos compromisso com uma educação humanizada, que respeita os ritmos e interesses dos estudantes, ao mesmo tempo em que os estimula a assumirem um papel ativo na construção do saber. Nossa metodologia está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aos documentos educacionais regionais e ao carisma e sintonia do Plano Curricular da REDE SANTA PAULINA (PCG), que tem como lema a pedagogia do amor. Os projetos interdisciplinares, as práticas investigativas e o uso de tecnologias digitais são articulados de forma a favorecer a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI com responsabilidade, criticidade e sensibilidade.



