Programa English Excellence - Carga Horária Estendida - Escola Fátima

O Programa English Excellence- Carga horária Estendida é muito mais do que uma escola com aulas de inglês, diferente de uma aula de inglês onde o objetivo principal é apenas ensinar a falar uma nova língua. O bilinguismo transforma a experiência escolar através da inserção do novo idioma dentro do contexto do dia a dia do educando, proporcionando uma aprendizagem muito mais natural e abrangente, que fornece as ferramentas necessárias para que o mesmo esteja melhor preparado para enfrentar os desafios do século XXI.

No ano de 2019 a Escola Fátima, em consonância com a Rede Santa Paulina da qual faz parte, com o intuito de oferecer uma qualidade de ensino ainda maior a comunidade escolar na qual está inserida, passou a oferecer o Programa English Excellence- Carga horária Estendida aos alunos da Educação infantil e Ensino Fundamental I do 1º ao 2º ano. No ano de 2022 este programa foi ampliado para o 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é de alcançar todos os anos séries ofertados pela escola, de forma gradual e sustentável segundo cronograma interno.

Como funciona o Programa English Excellence?

O Programa English Excellence- Carga horária Estendida adotado pela Escola Fátima em 2019 utiliza o material produzido pelo selo StandFor Evolution (Editora FTD Educação) e conta com uma vasta equipe de consultores e profissionais qualificados à disposição da escola. Além de uma equipe própria de coordenação bilíngue e professores que compõe o corpo docente.

Contamos com uma carga horária de 5 horas semanais, divididas em: 3 aulas semanais direcionadas para o material didático e 2 aulas semanais direcionadas para projetos interdisciplinares em inglês. São alguns destes projetos:

-Projeto My Book na Ed. Infantil, onde os educandos não somente são incentivados à apreciar a literatura, mas também a criar e produzir seus próprios livros;

-Projetos Maker, nos quais nossos educandos aprofundam seu conhecimento, desenvolvem vocabulário e praticam a língua inglesa construindo projetos nas áreas de matemática, geografia, entre outras áreas do conhecimento;

-Projeto volta ao mundo, neste projeto que tem a duração de todo o ano letivo nossos educandos ampliam seus conhecimentos culturais e desenvolvem temas atuais, conhecendo um país diferente a cada mês. Entre outros.

Além das aulas e projetos interdisciplinares a escola Fátima também oferece em parceria com a Standfor contações de histórias em inglês e eventos como o dia de imersão, onde é realizada uma grande variedade de atividades promovidas com o intuito de favorecer um ambiente de prática da língua inglesa para nossos educandos.

Por meio das aulas dinâmicas, interativas e lúdicas, o Programa English Excellence busca oferecer ao educando uma oportunidade de imersão que o permita usar a língua inglesa como ferramenta de comunicação e aquisição de conteúdos nos vários campos de experiências na Educação Infantil. Assim como nas diversas disciplinas do ensino fundamental como Ciências, matemática, geografia, e demais áreas do conhecimento.

Além disso, as abordagens adotadas buscam garantir o desenvolvimento de habilidades necessárias para o cidadão do século XXI, tais como a criatividade, a flexibilidade, comunicação, colaboração e empatia.

Quais são os benefícios de um programa de carga horária estendida?

Alguns dos principais benefícios de uma escola com programa de carga horária estendida são: a oportunidade de imersão no idioma, pois além das aulas que são ministradas em inglês, os ambientes escolares são pensados de forma a incentivar o educando para que conheça e explore a nova língua. O aumento da carga horária para 5 períodos semanais,  proporciona muito mais contato e exposição a língua.

Aprendizagem orgânica e natural por meio de situações do cotidiano e interdisciplinaridade. Expansão de capital cultural por meio da exploração de culturas diferentes no projeto volta ao mundo. Além é claro da expansão de possibilidades em um mundo globalizado pelo domínio de uma segunda língua.