Este ano os concluintes passaram o dia na Casa Cardoner em São Leopoldo num clima legal de recordação e despedida.
Os alunos iniciaram o dia com a construção de máscaras que simbolizaram as diversas facetas do aluno adolescente e a possibilidade de se expressar sem culpa ou vergonha. Fizemos muitas fotos em poses com as máscaras, o que despertou a nostalgia e histórias que os alunos vivenciaram juntos.
Da nostalgia ao presente e a pergunta: E agora? Uma conversa sobre “morrer” para uma realidade e renascer para outra diferente. Um vídeo com a recitação de O menestrel – William Shakespeare trouxe presente uma discussão sobre responsabilidade e autonomia.
Agora essa turma se dissolve em realidades diferentes, mas cada aluno leva consigo uma carta com a resposta da pergunta: Que presente cada colega é pra mim?
Para fechar o momento sério do dia, que seguiu com atividades de recreação, houve a celebração iluminada pela Parábola do Semeador (Mt 13, 1-9) onde cada aluno foi uma semente que brotou, a escola ajudou a orientar, e agora para onde crescem os galhos e frutos é de sua responsabilidade. A unção com água perfumada simbolizando o cuidado de cada um para com os outros daqui para frente fechou um momento de vivência cheio de risos, lágrimas e um apertinho gostoso no coração.